HM | Serviços Hospitalares

Serviços de Psicologia Hospitalares

Os pacientes internados no Hospital Metropolitano têm acesso à Assistência Psicológica, cujo objetivo é atuar na resolução de conflitos psíquicos associados ao processo de adoecimento, de tratamento e de cura.

O serviço de psicologia hospitalar, que também se estende aos familiares, é realizado nas enfermarias, nos apartamentos, nas Unidades de Terapia Intensiva e no Pronto-Socorro, de acordo com a necessidade de cada situação.

A solicitação do atendimento pode ser feita pela equipe do hospital, pelo próprio paciente e pela família. No caso das pessoas submetidas à cirurgia cardíaca, o acompanhamento psicológico é realizado antes e depois da operação.

COMISSÃO DE HUMANIZAÇÃO
O que é:
A comissão de humanização foi criada em maio de 2012 e seu objetivo é tornar mais agradável o ambiente hospitalar para pacientes, seus familiares e os colaboradores do hospital. Para isso são desenvolvidas ações de acolhimento ao paciente e seus familiares, que enfrentam a dura rotina em um hospital.

Suas ações:
Dentre as ações realizadas pela comissão estão: Bye Bye Quimeo, Terapia do Riso, culto ecumênico e ações em datas comemorativas (Dia das Crianças, Páscoa, Natal, etc.).

NUTRIÇÃO
Serviço de Nutrição e Dietética (SND)
O Serviço de Nutrição e Dietética do HM desempenha atividades relacionadas à alimentação e à nutrição, atuando na produção diária das refeições e estabelecendo orientações gerais para aplicação de manipuladores de alimentos, bem como critérios que definem o padrão e a qualidade das refeições oferecidas. Ele visa boas práticas, adotando procedimentos que irão garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos de acordo com a legislação sanitária.

O SND também proporciona aos comensais (pacientes, acompanhantes, terceiros, colaboradores, estagiários, residentes e médicos) uma adequada assistência alimentar, em especial para os pacientes, que recebem um plano alimentar específico, conforme sua patologia, cultura e estado nutricional. O serviço conta, também, com o lactário onde se preparam as fórmulas lácteas e dietas enterais, conforme a prescrição medica.

Objetivos:
- Atuar na produção diária das refeições e no atendimento clínico dietoterápico;
- Distribuir as refeições diárias de pacientes, acompanhantes, funcionários, médicos, parceiros e estagiários, a fim de atender as prescrições dietoterápicas dos pacientes internados e a oferta nutricional de todos os colaboradores da instituição durante a sua jornada de trabalho;
- Prestar assistência nutricional especializada a pacientes internados;
- Promover o desenvolvimento de seus recursos humanos por meio de ações de treinamentos e de educação continuada;
- Realizar orientação de alta nutricional para todos os pacientes em uso de dieta enteral por sonda ou via oral.

Av. Eudes Scherrer de Souza, 488, Laranjeiras - Serra - ES - CEP: 29165-680 - Telefone: +55 (27) 2104-7000