Hospital Metropolitano

Combate à Tuberculose: vacina é a forma mais eficaz de se prevenir a doençaVoltar

23-07-2018

A forma mais eficaz de se prevenir a tuberculose, a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos no mundo, é tomar a vacina BCG ainda na infância. A pneumologista do Hospital Metropolitano Cilea Aparecida Victória Martins destaca que a imunização é feita gratuitamente nos postos de saúde e que o ideal é vacinar a criança o mais precocemente possível, logo após o nascimento.

Estima-se que no Brasil aproximadamente 57 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose. Anualmente são notificados em torno de 72 mil casos novos de acordo com informações do Ministério da Saúde. “Para prevenir a doença, além de tomar a vacina, devemos adotar um estilo de vida saudável, boa alimentação, manter o corpo hidratado, dormir em áreas ventiladas e evitar o tabagismo, por exemplo”, afirmar a médica.

A tuberculose é transmitida principalmente pela tosse. “Trata-se de uma doença arrastada (lenta), que provoca tosse seca ou produtiva constante em um período de mais de 15 dias, febre vespertina, sudorese noturna, perda de peso, falta de apetite, dor torácica e escarro com raias de sangue”, explica a médica.

Cilea Aparecida enfatiza que aos primeiros sinais de tosse crônica é importante procurar atendimento médico. Isso porque, apesar de ainda ser uma doença perigosa, a tuberculose tem cura quando diagnosticada adequadamente.

Um dos exames para o diagnóstico é a baciloscopia de escarro (também gratuito na rede pública), na qual pesquisa-se se o bacilo no escarro do paciente suspeito. A avaliação da pessoa com história clínica sugestiva inclui raio x de tórax e, se possível, o PPD (teste que informa sobre o contágio com o bacilo da tuberculose).

Av. Eldes Scherrer Souza, número 488. Civit II. Serra / ES. CEP 29.168-060. Telefone: 27 2104-7000 / 27 2104-7001