Hospital Metropolitano

Saiba mais sobre a frieiraVoltar

14-06-2018

O que é frieira?
Frieira é o nome popular dado aos processos inflamatórios da pele que ocorrem entre os dedos dos pés e das mãos.

Como identificar a frieira?
A frieira é caracterizada pela descamação ou por rachaduras entre os dedos. Pode haver também umedecimento da pele, que fica com um aspecto branco, semelhante a uma massa branca. Algumas lesões apresentam coloração esverdeada e mau cheiro. O paciente costuma sentir coceira e ardor na região afetada e, nos casos mais graves, pode haver dor e sair um líquido do local infectado.

Quais são as causas da frieira?
A frieira é uma micose, geralmente causada por fungos, mas pode ocorrer também devido a uma infecção bacteriana. É comum haver associação entre as duas causas. A pele úmida favorece o surgimento desse tipo de infecção. Além disso, portadores de diabetes mellitus estão mais predispostos a ter frieiras.

Como é o tratamento para frieira?
O tratamento é feito com a aplicação de cremes contendo diferentes antifúngicos. A escolha vai depender do quadro clínico apresentado. Em casos mais avançados, pode ser necessário fazer uso de antifúngicos por via oral e, excepcionalmente, de antibióticos.

Pode acometer pessoas de qualquer idade?
Sim, mas a frieira não é comum em crianças pequenas.

Qual a forma de prevenção?
Manter os pés e as mãos sempre secos. Após o banho, secar os espaços entre os dedos com papel toalha, secador de cabelo ou com uma toalha seca, diferente da utilizada para o banho. Quando usar sapatos fechados, usar meias de algodão e trocá-las com frequência. Também pode ser colocado um chumaço de algodão entre os dedos.
A frieira pode ser contagiosa. Portanto, calce chinelos ao usar chuveiros e vestiários públicos. E se você tem frieira, não compartilhe sua toalha de banho, calçados ou meias com outras pessoas.

Mas frieira é só uma coceirinha. Eu preciso me preocupar com isso?
A frieira pode servir de porta de entrada para bactérias. A partir dela, podem surgir infecções mais graves na pele. Ao se tratar, o paciente evita esse problema e também a contaminação de outras pessoas.

Av. Eudes Scherrer de Souza, 488, Laranjeiras - Serra - ES - CEP: 29165-680 - Telefone: +55 (27) 2104-7000